REFORMA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL: “CADA UM POR SI E DEUS POR TODOS”?
O que se pretende é externalizar os custos da má-gestão
– para dizer o mínimo –, ou seja, transferi-los para sociedade, poupando os
verdadeiros causadores de arcar com qualquer ônus para reverter, solucionar ou
evitar o problema – não vou falar sobre “déficit da previdência social” (isso
eu deixo para os especialistas). Assim, os danos e ameaças à previdência
social são convertidos em custos para os negócios, perdoando-se dívidas de
grandes empresas e professando a fé do mercado.
Agrava o problema a
percepção de que os riscos gerados pela reforma da previdência se limitam às
gerações futuras, e não à população atual, que poderá optar entre um sistema e
outro. Na medida em que as pessoas têm seus direitos ameaçados pela igualdade,
elas se tornam mais egoístas e individualistas, admitindo a possibilidade de
mudanças dramáticas, desde que seus interesses sejam preservados. Essas pessoas
acham que podem criar uma sociedade para uso próprio.
O que se percebe no discurso
é uma democracia sem tendência para a igualdade real (igualdade de condições),
e sim uma aposta num sistema político em que os indivíduos são iguais frente a
um direito abstrato, ou seja, uma igualdade que se contrapõe com as condições
da sociedade real. Essa ficção representa o fim da solidariedade, mormente em
matéria previdenciária.
Esse é o resultado de um
processo cego e surdo para suas consequências, ou seja, enquanto direitos
sociais são (quase) sempre vistos como custos, na melhor relação custo-benefício,
não se analisa a previdência social na perspectiva da gestão do risco, das
ações afirmativas, das políticas de Estado e/ou das promessas da modernidade.
Não se faz um estudo de impacto social e, até mesmo, econômico. Esse último
porque não se considera o dinheiro que os benefícios fazem circular (numa ideia
de distribuição e repartição de riquezas), fornecendo condições materiais de
vida digna e inclusiva ao trabalhador e sua família, o que, ao mesmo tempo,
contribui para a diminuição da violência, da injustiça, da exploração, da fome,
da precarização do trabalho, das doenças, da ignorância, etcétera.
A previdência social visa
não apenas a proteção social, mas a distribuição de riquezas e o equilíbrio do
sistema, constituindo, também, uma medida compensatória para uma população à
merece de um mundo cada vez mais distante do ideal.
A minha preocupação,
portanto, é – e sempre foi – com os mais pobres, com as desigualdades sociais,
logo, de tudo que já se ouviu ou viu na PEC 287/2016, a preocupação maior é com
a instituição de uma idade mínima e, na outra ponta, o aumento do tempo de
contribuição mínimo para aposentadoria por idade. Então, antes de “jogar fora a
criança junto com a água suja” com fundamento em mentiras (e.g.: “acabar com
privilégios”), por que não buscar outras soluções que não acabar com as chances
de muita gente trabalhadora se aposentar ou, com muito maior razão, sofrer para
se aposentar? A inacumulabilidade de benefícios e/ou a fixação de um teto, a
modificação do coeficiente das pensões por morte, a contribuição do inativo é
sempre um minus em relação a uma idade mínima de 65 anos para quem trabalha
pesado desde cedo e ganha pouco.
Imagine agora, nesse mercado
sem instabilidade de emprego e com uma evidente flexibilização/precarização das
relações de trabalho, a adoção de um sistema de capitalização, em que cada
trabalhador é responsável por guardar dinheiro para a sua própria
aposentadoria. Quantos conseguirão cumular uma quantia suficiente para bancar
sua aposentadoria ...até o último dia de vida?
O critério da idade mínima
tem relação direta com a capacidade contributiva do segurado e,
consequentemente, as condições sociais, de saúde e de (in)salubridade de uma
população, atingido, de forma desproporcional, regiões, estados e pessoas, do
centro para a periferia já se pode perceber diferença na expectativa de vida.
Quanto menor a expectativa de vida ao nascer, maior é a necessidade de medidas
que compensem a sociedade (e não só o segurado destinatário do benefício) pelas
disfunções e pelos riscos que ameaçam a própria integridade do sistema.
A expectativa de vida da
mulher é de 79,1, enquanto a do homem é de 71,9. A esperança de vida ao nascer
desse último é de 75,4 anos no Estado de Santa Catarina, o que é superior a dos
alagoanos (66,5 anos). Por outro lado, uma recém-nascida em Santa Cataria
espera viver 82,1, já no estado de Roraima, 74,0. Considerando os extremos dos
valores das expectativas entre homens e mulheres, uma recém-nascida no Estado
de Santa Catarina esperara viver em média 15,6 anos a mais que um recém-nascido
do sexo masculino em Alagoas (esses são dados do IBGE). Como se vê, as
perspectivas não são nada animadoras.
A reforma da previdência
social é ao mesmo tempo tema do governo e um problema para si próprio. O mercado
repercutiu negativamente ao anúncio tanto de uma reforma “suave” como
“radical”, o que significa que essa “referência” depende, sim, da intervenção
do Estado. Isso porque os direitos fundamentais, com especial atenção para a
previdência social, não são uma consequência do desenvolvimento social e
econômico, mas uma necessidade. A sociedade é dona de sim mesma e, por isso,
não pode ser pensada (apenas) à luz das especulações do mercado econômico.
Já contei essa, mas economia
é como religião, a gente precisa acreditar. Mesmo sob o viés de uma
interpretação utilitarista, falar em cortar ou reduzir direitos (e.g.: décimo
terceiro, férias, aposentadorias, para citar apenas estas parcelas/prestações)
enfraquece a esperança na economia, mormente local, gerando decepções e um
profundo estado de descrença, o que só faz aumentar a crise.
É bom ver que o canto de
sereia já não agrada mais as mesmas audiências. A preocupação não é com o andar
de baixo, digo, a preocupação não é verdadeiramente com os trabalhadores. O
consenso não pensado e ileso de críticas de ontem, destinado a unificar e
mobilizar os espíritos e vontades a fazer o que for necessário para se vencer
os inimigos do Brasil, não vai nos salvar dos velhos-novos inimigos. A verdade
não depende de consenso.
Escrito por Diego Henrique
Schuster
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